Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Catedral - 5 Anos: Ao vivo no Canecão (Pioneira Evangélica - 1992)



          Download aqui  

 Link atualizado em 30/03/15

" Uma coisa é a nossa religiosidade, que não vai mudar. Somos protestantes. Apenas não podíamos mais ficar limitados ao mercado da música gospel. Ultrapassamos as barreiras e queremos estar onde o povo está. Hoje, a nossa música é o nosso trabalho. Religião é assunto pessoal".

A banda Catedral foi formada em 1987 pelos irmãos Joaquim Cezar Motta - o Kim: Voz, Júlio Cezar Motta: Baixo e José Cezar Motta: Guitarra, e pelos amigos de igreja Guilherme Morgado: Bateria (que era na época o responsável pela gravadora Pioneira Evangélica) e Glauco Mozart: Teclados (ficou na banda até o LP Catedral III), alcançaram logo em sua estréia fonográfica o Disco de Ouro com o LP "Você".
Já consolidada como a Maior Banda de Rock Gospel do Brasil, assinam contrato com a MK Publicitá (atual MK Music) em 1994 com status de Principal Artista da Gravadora e lançam " Contra todo mal". O sucesso só fazia aumentar.
Em 1999, acontece o principal divisor de águas na carreira da banda: eles retiram o rótulo de "gospel" e assinam contrato com a multinacional Warner Music, gerando comentários de que haviam deixado de ser Cristãos (religiosamente falando), o que gerou a declaração colocada aquí no início do post. Lançam "Para todo mundo", que inicia uma trajetória de sucesso também no mercado secular, tem 2 clips de sucesso veiculados na MTV Brasil : "Uma canção de amor pra você" e "Quando o amor acontece". Em 2001 o clipe de "Eu amo mais você" do CD "Mais do que imaginei" da à Catedral as primeiras indicações ao VMB da MTV e se torna um dos clipes mais pedidos daquele ano.
Em 2003, quando assinam contrato com a Record Music (da TV Record) e se preparam para gravar seu primeiro CD e DVD acústico "Acima do nível do mar - 15 Anos", com músicas de todas as fases sa carreira, acontece a morte do guitarrista Cezar em um acidente na ponte Rio-Niteroi (o pneu de um carro que vinha na pista contrária se soltou e atingiu o em cheio o parabrisa do carro do guitarrista). Mesmo abalados, Kim, Julio Cezar e Guilherme decidem seguir em frente e lançam o CD e DVD em 2004 como uma homenagem à Cezar e alcançam seu primeiro Disco de Ouro no mercado secular. Inauguram em 2005 o selo New Music com o CD "A resposta de 1 desejo", incluindo as últimas gravações com Cezar. Mais um Disco de Ouro.
Se preparam para lançar em novembro de 2008 o CD duplo e DVD Ao Vivo - 20 anos. Aproveitando a deixa, posto aquí o primeiro disco ao vivo da banda, gravado em 1992 no Canecão - RJ, registro raríssimo que comemorou os primeiros 5 anos de banda e gravado de uma forma meio precária, até o som ambiente não foi bem captado (quase não se ouve a interatividade do público presente ao show com o vocalista Kim) Mesmo assim, já nessa época se percebia a categoria da banda, principalmente a técnica apurada do saudoso Cezar, vide solo de guitarra. Fiz o máximo para melhorar a qualidade de áudio para posta-lo e aquí está.
Aguarde, pois virá mais!

Músicas:

1- Fonte
2- O silêncio
3- Simplesmente
4- Você
5- Mais que um sonho 
6- solo de guitarra
7- Perto de mim
8- Pelas ruas da cidade
9- Mundo vazio
10- Drogas
11- Criação
12- solo de baixo


Todas as Músicas são de autoria de Kim, Cezar e Julio Cezar

Um comentário: