Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

O mundo mágico de Paul Mauriat (Polygram/Elenco – 1983)

Paul


              Download aqui

Link atualizado em 02/04/15

     Mais um ícone da música instrumental ganha espaço no Cultura Cabesound. Um dos meus maestros e arranjadores preferidos e aquele que tem o maior número de registros fonográficos realizados no mundo todo: Paul Mauriat.
     Filho de uma família de músicos, teve seu pai como primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde, decidido a seguir a carreira de concertista. O encontro com o jazz entretanto, mudou os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influenciou o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo. Cresceu em Paris e, aos dezessete anos, montou sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa. Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses. Entre 1967 e 1972, ele escreveu várias músicas para Mireille Mathieu; a premiada ‘Mon Credo’ (1,4 milhão de cópias vendidas), ‘Viens dans ma rue’, ‘La première etoile’, ‘Geant’, etc... e contribuiu com 130 modalidades de canções para Charles Aznavour.
     Nos anos 70 e 80, nos seus concertos ao vivo, Mauriat freqüentemente utilizou backing vocals (particularmente as brasileiras Eva, Mariza e Regina, do ‘Trio Esperança’) para fornecer suporte para alguns números e seções que ele organizou para seus concertos. Eva acabou casando com o braço direito de Mauriat, o pianista Gerard Gambus, parceiro por mais de 10 anos. Falando em Brasil, Mauriat amava a música brasileira, inclusive realizou gravações no país e vários compositores brasileiros tiveram o privilégio de ter suas músicas executadas pelos arranjos mágicos da orquestra do maestro.
     Reconhecido internacionalmente, ganhou discos de ouro em vários países, ‘Grand Prix du Disque’ na frança, troféu ‘Midem’ (The World Music Communyt), foi convidado para compor a ‘International Federation of the Phonographic Industry’, sediada em Londres, e em 1997 ganhou a distinção de prestígio ‘Commandeur des Arts et des Lettres’ do Ministério da Cultura da França.
     Sua despedida dos palcos foi em 1998, num show em Osaka, Japão. Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a aposentadoria de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas tours que fez no Japão, China e na Rússia. Posteriormente, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquestra, com planos pra atuar em shows no Japão e Coréia do Sul. Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik lançou uma biografia autorizada escrita em francês,denominada "Une vie en Bleu". Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.
     Nos últimos meses de 2006, Mauriat se retirou definitivamente do meio artístico, e passou a residir em sua casa de verão na cidade de Perpinhã. No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e após dois dias, em 3 de Novembro, exatamente a uma hora da manhã, faleceu aos 81 anos de idade. Morreu o homem, mas sua arte ficou perpetuada para sempre em suas gravações magistrais.
     A presente coletânea foi lançada apenas no mercado brasileiro e contém algumas das mais belas e expressivas gravações de Mauriat e sua orquestra mágica. Confira!!!

Dados do disco

Supervisão de repertório: Sergio Motta
Arte final: Tuninho de Paula
Direção de arte: Cosme de Oliveira

Músicas
Lado 1:
01- L’amour est bleu (A. popp – P. Cour)
02- Taste of  the sixties (Mauriat – G. Gambus)
03- Noctune (Mauriat)
04- Michelle (Lennon – McCartney)
05- This is my song (C. Chaplin – P. Delanoe)
06- Mourir ou vivre (D. Gerard – R. Bernet)
07- Aranjuez (J. Rodrigo – Vidre)

Lado 2:
01- La chanson pour Anna (A. Popp) – Solo de guitarra: M. Gesina
02- La decadanse (S. Gainsbourg)
03- Love Story (F. Lay – C. Desage)
04- Hey Jude (Lennon – McCartney)
05- Je t’aime moi non plus (S. Gainsbourg)
06- (Dis lui) Feelings (M. Albert – M. Jourdan)
07- Mammy blue (H. Giraud)

Nenhum comentário:

Postar um comentário