Páginas

domingo, 18 de julho de 2010

Bill Haley and The Comets – Ao vivo em Londres ‘74 (Continental/Atlantic Records – 1975)

SAM_0342

              Download aqui

Link atualizado em 30/03/15

     É tempo de Rock and Roll no blog Cultura Cabesound. Abro espaço nesse momento para aquele que deu o pontapé inicial nesse rítmo que embala gerações: Bill Haley.
     Bill Haley nasceu em Highland Park, Michigan, Estados Unidos, em 6 de julho de 1925. Profissional da música desde a adolescência, passou por diversos estilos musicais como country, jazz, blues, polka e música tirolesa. Após o final da segunda guerra mundial (da qual não participou por ter um dos olhos de vidro) Bill Haley participava de bem-sucedidas bandas de swing. Mas sua grande contribuição foi ter participado da criação do rock and roll.
     Formou o grupo Saddlemen em 1949, que no início era de estilo Country. Esse mesmo grupo a partir de 1952, passa a adotar o nome Bill Haley and His Comets.
     Em 1953 gravou "Crazy Man, Crazy", primeiro disco a aparecer nas paradas com a descrição "rock and roll". O alge veio em 1954 com "Shake Rattle and Roll", primeiro grande hit da história do rock, um antigo clássico da música negra, com sua letra amenizada e ritmo acelerado, como era comum na época.
     No final de 1954 e início de 1955 houve o maior de todos os hits, "Rock Around The Clock". A música foi colocada na trilha sonora do clássico filme "Sementes da Violência" ("Blackboard Jungle") que mostrava conflitos entre alunos e professores de uma escola. O filme era acusado de incentivar a rebeldia juvenil e gerava tumultos nas salas onde era exibido. Seguiram-se vários outros hits como "See You Latter Aligator", "ABC Boogie" e "Razzle Dazzle", todos de temática inocente e dançante.
     Bill Haley foi de certa forma vítima do próprio rítmo que havia criado. Em menos de 3 anos, com o despontar de astros mais jovens, mais rebeldes e de mais fácil identificação com a juventude, como Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, entre outros, Bill Haley passou a ser visto como um ente deslocado, um velho tocando música de jovens, e teve de mudar os rumos de sua carreira, passando a se apresentar para platéias menores e mais velhas. Continuou durante mais de 20 anos excursionando por todo o mundo com o mesmo visual e as mesmas músicas.
     Bill Haley morreu em 1981, aos 55 anos, de ataque cardíaco, após um derrame cerebral, no Texas.
     Esse disco foi gravado em 1974 em um show no Hammersith Palais de Londres, captou toda a energia de Bill Haley e seus Cometas no palco executando seus maiores sucessos. Esse é para tirar o sofá e a mesa da sala e dançar sem parar!!!
 
Dados do disco:
Gravado ao vivo no Hammersmith Palais. 25/Março/1974
Gravação Mobile: Ronald Lane (LMS) LTD
Engenheiro de gravação: Geoff Haslam
Engenheiros assistentes: Dave Smith, Mark Dodson, Russel Schlagbaum
Re-mixagem nos estúdios Trident, por Peter Kelsey & Geoff Haslam
Matrizagem: Nos estúdios Trident por Ray Staff.
Produzido por Geoff Haslam
Guitarra e Líder vocal: Bill Haley
Sax tenor: Rudy Pompilli
Guitarra líder e vocais: Nick Masters
Guitarra e vocais: Ray Parsons
Baixo e vocais: Ray Cawley
Bateria: Freddie Moore
 
Músicas
Lado 1:
01- Shake Rattle & Roll (Calhoun)
02- Rudy's rock (Rudy Pompilli – Haley)
03- Rip it up (Blackwell – Marascalco)
04- Spanish eyes (Kaempfert – Singleton – Snyder)
05- Razzle dazzle (Calhoun)
Lado 2:
01- Rock-a-beatin' boogie (Haley)
02- Caravan (Tizol – Ellington – Mills)
03- See you later alligator (Guidry)
04- Saints rock & roll (Haley – Gabler)
05- Rock around the clock (De Kinght – Freedman)
06- Rock the joint (Crafton – Keene – Bagdy)
 

2 comentários:

  1. Até nisso ele fez escola. The Rolling Stones também é uma banda de velhos tocando para jovens.Que mal há nisso? A música é o mais importante.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Bill Haley é o Pai e o Rei do Rock and Roll. Elvis é apenas o colaborador maior de Bill Haley.

    ResponderExcluir