Páginas

sábado, 21 de agosto de 2010

Coleção Aplauso – O Melhor de Byafra (Opus/Columbia – 1984)

Biafra1

                         Download aqui

Link reativado em 30/03/2015

      O blog Cultura Cabesound abre espaço agora para a música romântica brasileira representada por um de seus mais queridos representantes: BYAFRA. Hoje, mesmo longe da grande mídia, tem seu público fiel, inclusive possui um caprichado web site: http://byafra.com/ e o Twitter http://twitter.com/byafracantor e continua fazendo shows por todo o país. Cabe aquí uma observação quanto a grafia: Até os anos 90 o nome era escrito com a letra “I”, mas com a popularização da internet e seus sites de busca o nome passou a ser escrito com “Y” para desassociar seu nome a página que se refere a guerra civil nigeriana.
     O menino Maurício Pinheiro Reis, nascido em Niterói no dia 15 de outubro de 1957,  filho caçula de uma família de 3 irmãos, na infância brincava de ser percursionista, batendo com cabos de vassoura em latas de tinta vazias e sempre impedia sua avó de descansar depois do almoço. Resultado: Como “castigo” ela deu ao menino Maurício uma flauta doce e um certificado de inscrição em um curso de música. A brincadeira passou a se tornar coisa séria desde então pois a música se tornou companheira diária na vida do menino, que logo se interessou por cantar e demonstrou talento suficiente para ingressar no Coral do Centro Educacional de Niterói, comandado pelo maestro Hermano Soares de Sá, chegando a se apresentar junto ao Coral em um festival na Escócia, interpretando Villa-Lobos. Por ser muito magro, já nessa época ele receberia de seus colegas o apelido que se tornaria seu nome artístico: Byafra.
     Ingressou no grupo musical O CIRCO como vocalista principal em meados dos anos 70 e começou a pegar “intimidade” com os palcos, já que o grupo conseguiu um certo sucesso em apresentações por Niterói e no interior do estado do RJ, fato que chamou a atenção de executivos da antiga gravadora CBS, que logo contratou o jovem cantor, que a essas alturas também se tornara compositor, para a gravação de um LP. Byafra fez questão de ser acompanhado por seus amigos d’O Circo nas gravações, tanto que na foto da contra-capa de PRIMEIRA NUVEM, lançado em 1979 ele está na companhia do grupo. Logo o LP chama a atenção do público em geral, graças ao sucesso radiofônico da música HELENA, composta em parceria com Luiz Eduardo Farah. A música ainda conseguiu mais sucesso graças a sua inclusão na trilha sonora da novela global MARRON GLACÊ. O sucesso radiofônico do disco não parou por aí: A canção BARCOS E NAVIOS logo também chamou a atenção do público, alguns chegaram a comparar a interpretação de Byafra nessa faixa a Raul Seixas.
     Outros sucessos radiofônicos vieram, até que em 1981, Byafra recebe seu primeiro Disco de Ouro com o LP DESPERTAR, que trouxe o grande hit LEÃO FERIDO, parceria com Dalto, que se tornou o maior sucesso radiofônico daquele ano. VINHO ANTIGO, incluída na trilha sonora da novela JOGO DA VIDA foi outro grande sucesso. A partir de então, Byafra passou a ser um dos cantores mais requisitados para shows e apresentações em programas de TV.
     Em 1984, Byafra foi contratado pela gravadora ARIOLA, hoje pertencente a UNIVERSAL MUSIC. Lançou naquele ano o LP EXISTE UMA IDÉIA, que trouxe o outro grande hit da carreira: SONHO DE ÍCARO. O disco logo se tornou outro grande sucesso de vendas na carreira do cantor. Mas é a sua fase na gravadora CBS que é revivida nessa coletânea que apresento no blog Cultura Cabesound. A coleção APLAUSO foi lançada no início dos anos 80 e trazia grandes sucessos do cast da gravadora CBS, Byafra não poderia ficar de fora. Essa coletânea é um bom parâmetro para você conhecer a obra desse grande artista até 1982. Mais um presente do blog Cultura Cabesound!!!

Dados do disco:

Supervisão: Sergio Motta
Direção de arte: Cosme de Oliveira
Ilustração: Carlos Garcia
Arte-final: Marciso / Lula
Diagramação: Pena Branca

Músicas

Lado 1
01- Leão Ferido (Biafra – Dalto)
02- Helena (Biafra – Luis Eduardo Farah)
03- Vinho antigo (Dalto – Claudio Rabello)
04- Coração vadio (Biafra – Dalto)
05- Jogo aberto (Sergio Sá)
06- Uma vez e nunca mais (Ian Sutherland – Versão de Aloísio Reis)

Lado 2
01- Barcos e navios (Biafra)
02- Toda sua luz (Humberto Rezende – Aloísio Reis)
03- Dor da solidão (Luis Eduardo Farah – Biafra)
04- Vôa bicho (Telo Borges – Marcio Borges)
05- Mil e uma noites (Flavio Venturini – Murilo Antunes)
06- Paquetá (Biafra – Paulo Ciranda – Marco Valença) – Obs: Participação Especial de Marise de Rezende, não creditada no disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário