Páginas

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ed Wilson (1945 – 2010).


ed-wilson01

     Como havia prometido na postagem anterior não poderia deixar que o Blog Cultura Cabesound passasse em branco pela notícia da morte de um dos grandes ícones da Jovem Guarda e um dos mais respeitados e requisitados compositores, tanto no meio secular como no meio gospel: Ed Wilson.
     Edson Vieira de Barros nasceu em 29 de julho de 1945, foi criado no bairro carioca de Piedade. Junto com seus irmãos Renato Barros e Paulo Cesar Barros fundou o grupo Renato e Seus Blue Caps, onde permaneceu até 1961 para seguir carreira solo, dando lugar à Erasmo Carlos. Contratado pela Odeon no ano seguinte lançou seu primeiro 78 RPM com as canções “Nunca mais” e “Juro meu amor”. Em 1964, já pela RCA, lança seu primeiro grande sucesso: “O carro do papai”. Em 1966, já contratado pela CBS, lança o LP “Verdadeiro Amor” que continha o grande sucesso “Sandra”.
   
 

     A partir de 67 lançou poucos compactos, dando indícios de que estava se afastando gradativamente da carreira artística para se dedicar com mais afinco ao Evangelismo, ao qual já havia se convertido em 1963 e também para se dedicar mais a composições e produções musicais. Nos anos 70 lançou alguns sucessos como compositor e por conta das apresentações ao vivo pelo Brasil acabou por se afastar da Igreja, retornando em 1983, ano em que lançou seu primeiro LP gospel “Chuva de Bênçãos”.
     Mesmo com uma carreira como cantor e compositor gospel já consolidada, inclusive tendo suas composições regravadas por grandes nomes da música gospel como Cristina Mel e Alex Gonzaga, Ed Wilson ainda compunha para o meio “secular” e em 1984 compôs “Chuva de Prata” em parceria com Ronaldo Bastos, música esta feita em homenagem à Cely Campello. Gal Costa gravou a canção em seu LP “Profana” com participação do Roupa Nova, que também gravou a canção em seu LP de 1984. “Chuva de Prata” acabou por se tornar o maior sucesso da carreira de Ed Wilson como compositor. Em 1989, outro grande sucesso na carreira de compositor: “Aguenta Coração”, parceria com Paulo Sérgio Valle é gravada por José Augusto, a música foi a escolhida como tema de abertura da novela global Barriga de Aluguel e se tornou um dos grandes hits daquele ano. Em 1995 participa do projeito “30 anos de Jovem Guarda” da gravadora Polygram (atual Universal Music junto a muitos outros grandes nomes do movimento, inclusive participando de vários shows comemorativos e apresentações de TV.
     Em 2005 forma a banda The Originals ao lado do saxofonista Miguel Plopschi, do guitarrista Pedrinho da Luz, do tecladista Cleudir Borges, do vocalista/guitarrista Almir Bezerra (Todos ex-The Fevers), do baterista Netinho e do baixista Nenê Benvenuti (ambos ex-Os Incríveis).  Lançaram desde então 3 CD’s / DVD’s com repertório que remete aos áureos tempos da jovem guarda e fazem várias apresentações ao vivo pelo país. Já passou também pelo grupo o guitarrista/vocalista Marcio Augusto em substituição a Almir e hoje em dia o grupo conta em sua formação com o baixista/vocalista Paulo Cesar Barros, irmão de Ed Wilson e ex-Renato e Seus Blue Caps e o baterista Guto Angelicci (ex-Super Bacana), que substituiram respectivamente Nenê e Netinho.
     No último dia 12 de setembro Ed Wilson foi internado no Hospital São Lucas, em Copacabana com um quadro de Cardiopatia e complicações decorrentes a um câncer na tireóide, que se alastrou rápidamente pelo organismo. Na madrugada de hoje (04/10) a voz de Ed Wilson calou-se para sempre. Seu corpo foi velado durante o dia todo na capela 6 do Cemitério de São João Batista e será cremado as 15 hrs no crematório do Cemitério do Cajú, na Zona Portuária do RJ. 
Descanse em paz, Ed!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário