Páginas

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Zé Rodrix – Soy Latino Americano (Emi – Odeon – 1976)

SAM_0680

                       Download aqui

Link reativado em 30/03/2015

     Em 22 de maio de 2009 falecia o jornalista, publicitário e um dos mais inventivos músicos da MPB: Zé Rodrix. Tenho aquí no Blog as postagens denominadas “Saudade” onde homenageio aos músicos falecidos exatamente no período do texto mas, como estava sem internet em casa na época não pude homenagear Zé Rodrix. Com essa postagem de hoje espero estar preenchendo essa lacuna do Blog e ao mesmo tempo apresento este sensacional LP SOY LATINO AMERICANO, um dos melhores discos nacionais lançados em todos os tempos.
     José Rodrigues Trindade nasceu aquí no Rio de Janeiro, em 25 de novembro de 1947. Estudou no Conservatório Brasileiro de Música e desenvolveu talento como multi-instrumentista. Em 1966, junto  com Ricardo Sá (hoje Ricardo Villas), Mauricio Mendonça (hoje Mauricio Maestro) e David Tygel – anos mais tarde Maestro e Tygel formariam com Claudio Nucci e Zé Renato o grupo BOCA LIVRE – formou o quarteto vocal MOMENTO QUATRO, lançando em 1967 o compacto com a música “Glória” (primeira composição do jovem José Rodrigues). O quarteto  ficou célebre ao se apresentar acompanhando Edu Lobo e Marilia Medalha na música PONTEIO no III Festival da MPB (TV Record – 1967), que se tornou a vencedora do festival. O Momento Quatro lançou no ano seguinte um LP pela Phillips, onde José Rodrigues já mostrava suas primeiras composições em parceria com os outros componentes do grupo.
     Deixando o quarteto, viajou para Porto Alegre no ano seguinte, onde trabalhou como professor de música e executou seus primeiros trabalhos como publicitário e jornalista para a ZERO HORA. De volta ao RJ, no início de 1970, já com o nome artístico Zé Rodrix, formou juntamente com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Luís Alves e Laudir de Oliveira o grupo SOM IMAGINÁRIO, inicialmente acompanhando Milton Nascimento no show “Milton Nascimento, ahh, e o Som Imaginário” e  no LP MILTON, que trouxe o sucesso “Para Lennon e McCartney”. O grupo também acompanhou Gal Costa em um especial para a TV CULTURA. Lançaram um LP homônimo no mesmo ano. Se desligou do grupo no ano seguinte e venceu o Festival de Música de Juiz de Fora com a canção “Casa no campo”, que se tornaria um dos maiores clássicos da MPB na gravação de Elis Regina. Formou juntamente com Luis Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra o trio SÁ, RODRIX E GUARABYRA. No ano seguinte lançam o LP PASSADO, PRESENTE E FUTURO com os clássicos “Ama teu vizinho como a tí mesmo”, “Jurití Butterfly” e “Hoje ainda é dia de rock”. No ano seguinte lançam o LP TERRA, com os clássicos “Os anos 60”, “Mestre Jonas” e “Blue Riviera”. Inicia carreira solo nesse mesmo ano lançando o LP I ACTO.
     Durante os anos 70, Zé Rodrix participou como compositor das trilhas sonoras do musical MISS (APESAR DE TUDO) BRASIL, da peça REFÉM, do filme MOTEL e das novelas O ESPIGÃO e A CORRIDA DO OURO (TV GLOBO).
     Em 1974, Zé Rodrix lança o LP QUEM SABE SABE, QUEM NÃO SABE NÃO PRECISA SABER. A peça ROCK HORROR SHOW no ano seguinte foi seu primeiro trabalho como ator e diretor musical. 
     Em 1976 lançaria seu LP de maior sucesso: SOY LATINO AMERICANO, que além da faixa título continha o também sucesso “É impossível parar de dançar” e seu próprio registro do clássico “Casa no campo”. Em 1977, mais um sucesso com QUANDO SERÁ?
     Entre 79 e 80 lançou os LP’s HORA EXTRA e SEMPRE LIVRE e adaptou e dirigiu os musicais PÓ DE GUARANÁ e VILLAGE. Se mudou para São Paulo onde realizou juntamente com Miguel Paiva o musical BAND AGE e a revista musical O ANALISTA DE BAGÉ. Em 1981 lançou o compacto SEU ABELARDO, em que “lançava a candidatura” de CHACRINHA à presidência do Brasil e ROCK DO PLANALTO, uma parceria com Miguel Paiva. Fundou com Tico Terpins o estúdio de gravação VOZ DO BRASIL, especializado em trilhas sonoras e jingles  para diversos anunciantes e empresas, área essa em que obteve muito sucesso. Em 1983 se tornou integrante do grupo JOELHO DE PORCO, que se tornou um dos ícones do movimento Punk no Brasil. Em 1986 participou como compositor e produtor musical da trilha sonora da novela CAMBALACHO (TV GLOBO).
     Durante a decada de 90 produziu diversos musicais e trilhas sonoras, recebendo diversos premios. Em 2001 voltou a reunir o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, se apresentando no Rock in Rio III e lançando o disco ao vivo OUTRA VEZ NA ESTRADA. Conheceu o Clube Caiubi de Compositores, em São Paulo, e passou a desenvolver parcerias com novos autores da música brasileira. Em 2004 compôs a música “São Paulo 450” para a festa de 450 anos da cidade, que foi gravada por Daniela Mercury especialmente para a ocasião. As trilhas para a TV RATIMBUM, canal infantil a cabo, também estão na lista de suas realizações no período. Desenvolveu também sua porção escritor, lançando alguns livros, incluindo a trilogia de livros denominada “Trilogia do Templo”, em que explicitava seus conhecimentos aprofundados sobre a Maçonaria (no início dos 2000, Zé Rodrix revelou que era Maçom). Em 2006, paralelo a novos shows de SÁ, RODRIX E GUARABYRA apresentou ao lado de Tavito o show A CASA NO COMEÇO DA RUA.
     Em dezembro de 2008, o trio SÁ, RODRIX E GUARABYRA lança o single “Amanhece um outro dia”, que foi tema de abertura da novela REVELAÇÃO (SBT) e assim, os primeiros meses de 2009 foram marcados por novos shows do trio, que infelizmente foram interrompidos quando, no dia 21 de maio, Zé Rodrix sofreu um infarto em casa. Chegou a receber os primeiros socorros de uma de suas filhas que era médica e foi levado ao Hospital das Clínicas de São Paulo, mas não resistiu, falecendo às 0h e 45 minutos do dia 22 de maio de 2009.
     SOY LATINO AMERICANO foi o terceiro LP da carreira solo de Zé Rodrix, é uma bela amostra do músico e compositor inventivo que era. Um punhado de letras maravilhosas e melodias ídem, que tornaram o LP um dos grandes sucessos de 1976. Além do sucesso radiofônico da faixa-título, que tornou Zé Rodrix uma das presenças cativas no programa GLOBO DE OURO a partir de então, o LP trouxe outro sucesso: a contagiante “É impossível parar de dançar”. “Chamada geral” (espécie de nova versão para a “Festa de Arromba”, citando vários nomes ligados ao rock dos anos 70 no Brasil, incluindo Rita Lee, Erasmo Carlos, Mutantes, Raul Seixas, O Terço, entre outros) foi outro destaque do LP, além de “HMMM! (Mas que noite)” que foi uma especie de precursora do movimento Disco Music no país. Ficou registrada também neste LP a versão do autor para “Casa no campo”, um dos maiores clássicos da MPB. Por mim, ficaria aquí comentando faixa por faixa desse LP, mas deixo que você, que me dá o privilégio amigo de prestigiar o Blog Cultura Cabesound, ateste a qualidade musical maravilhosa deste disco. Mais um presente do Blog Cultura Cabesound!!!

Dados do disco:

Orquestrações e regência: Hugo Belardi
Produção artística: Roberto Livi
Capa: Criação “Studio A”
Designer: Ronaldo Mello
Direção de criação: Joel Cocenza

Músicas

Lado 1:
01- Soy Latino Americano (Zé Rodrix – Livi)
02- Boa viagem (Zé Rodrix)
03- É impossível parar de dançar (Zé Rodrix)
04- Donde estará mi vida (Segovia – F. Naranjo – I. Roman)
05- Chamada geral (Zé Rodrix – Livi)
06- Exército da salvação (Zé Rodrix)

Lado 2:
01- Eu vou comprar esse disco (Zé Rodrix – Lamis)
02- Ilha deserta (Zé Rodrix)
03- HMMM! (Mas que noite) (Zé Rodrix)
04- Eu não sei falar de amor (Zé Rodrix – Felipe)
05- Todo dia eu tenho que chorar um pouco (Zé Rodrix – Ramos)
06- Casa no campo (Zé Rodrix – Tavito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário