Páginas

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Som... O Estilo... A Personalidade... das Grandes Orquestras (SBT – Polygram Discos / Polydor – 1987) “CD”

Grandes Orquestras

                   Download aqui

Link reativado em 01/04/2015

     Coloco esta postagem aquí exatamente quando o meu querido e amado Rio de Janeiro em que vivo desde que nascí está passando por um momento de terror causado pela falta de Deus no coração de pessoas que vivem para praticar o mal e não pensam no seu próximo. Tento assim em forma de música passar um pouco de paz de espírito para você, que me dá a alegria de prestigiar o Blog Cultura Cabesound e, que assim como eu, está cansado dessa onda de violência.
     Esta coletânea foi lançada em 1987 com veiculação comercial pelo SBT. A curiosidade: A seleção musical de muito bom gosto foi feita por ninguém menos do que o saudoso Cidinho Cambalhota, que por ser tão ligado aos primórdios dos grandes bailes Funk e Black do país ao lado de outros feras como Monseur Lima e Ademir Lemos, era erroneamente considerado apenas um funkeiro por aqueles que não conheceram a trajetória da carreira de Cidinho num todo e poucos sabiam que na época ele era uma espécie de consultor de repertório da Polygram e foi responsável pela seleção musical de várias coletâneas, de estilos musicais diferentes, lançadas pela gravadora.
     Estão incluídas aquí gravações que se tornaram verdadeiros clássicos da música instrumental executados por grandes nomes, como você poderá conferir abaixo:

James Last   James Last – Nascido em Bremen, na Alemanha, em 17 de abril de 1929, Last é um compostor, arranjador e regente de orquestra de grande sucesso em todo o mundo. Em toda a sua carreira vendeu cerca de 100 milhões de discos. A delicada “Lara’s Theme” (Jarre – Webster) é a música incluída.

Ronnie Aldrich    Ronnie Aldrich – Nascido em Kent, Inglaterra, em 15 de fevereiro de 1916, foi um famoso pianista, arranjador, maestro e compositor. Ficou conhecido como diretor musical do programa de televisão The Benny Hill Show. Na conhecida série de discos Phase4 da DECCA Records Aldrich fez vários experimentos sonoros gravando 2 pianos em simultâneo e também fez várias trilhas especiais para a também famosa série de discos do Reader’s Digest. Morreu de câncer de próstata  aos 77 anos de idade, em 30 de setembro de 1993. “Nothing but a lonely heart” (Tchaikovski) é a música incluída.

Clebanoff     Clebanoff – Nascido em Chicago, USA, em 02 de maio de 1917, Herman Clebanoff foi um Concertino, Violonista e Maestro de grande sucesso, foi maestro da orquestra da NBC de Chicago e ficou famoso pelos belos arranjos de cordas incluídos nas mais variadas gravações que fez com sua orquestra. Morreu em 13 de janeiro de 2004, na Califórnia. “Jalousie” (Gade) é a fantástica gravação incluída aquí.

Paul Mauriat    Paul Mauriat – Tem sua completa biografia incluída aquí no Blog na postagem O MUNDO MÁGICO DE PAUL MAURIAT. “Taste of the sixties” (P. Mauriat – Gerrard Gambus) e “Love is Blue” (A. Popp – P. Cour) são as músicas incluídas aquí.

Bert Kaempfert    Bert Kaempfert – Também tem uma biografia completa já incluída aquí no Blog na postagem AS GRANDES ORQUESTRAS DO MUNDO – AFRIKAAN BEAT. A própria “Afrikaan beat” é a música incluída aquí.

Xavier Cugat     Xavier Cugat – Nascido Francesc d”Asis Xavier Cugat Mingall de Bru i Deulofeu, em 01 de janeiro de 1900 foi outro grande nome da música instrumental mundial, maestro de uma das mais famosas e conceituadas orquestras que foram formadas no século xx. Morreu de insuficiência cardíaca em 27 de outubro de 1990, na Catalunha, Espanha. “Always in my heart” (Lecuona – Ganon) é a belíssima canção incluída aquí.

GeorgeMelachrino      George Melachrino – Nascido Miltiades George, em 01 de maio de 1905 em Londres, Inglaterra, foi um cantor, compositor, arranjador e maestro de renome mundial. Descendente de Gregos, começou sua carreira musical como cantor na rádio BBC em 1927. Morreu em 18 de junho de 1965 também em Londres, vítima de uma queda em sua própria residência. A valsa “Tales of Viena woods” (J. Strauss – arr: Thompson) é a canção incluída aquí.

Caesar Giovannini     Caesar Giovannini – Nascido em Chicago (USA) em 26 de fevereiro de 1925, é um pianista e maestro de renome mundial. Foi pianista solo oficial da Marinha dos Estados Unidos durante os anos de 1945 e 1946. Também, como Clebanoff, foi músico da NBC de Chicago e depois foi membro da American Broadcast Company (ABC). Em 1960 se mudou para Los Angeles e está em atividade até hoje como pianista e arranjador de trilhas de filmes para a TV. A belíssima “Love Letters” (Young – Heyman) é a canção incluída aquí.

Helmut Zacharias     Helmut Zacharias – Nascido em 27 de janeiro de 1920, Zacharias foi um renomado violinista alemão. Na década de 50 foi considerado um dos melhores violinistas de Jazz da Europa e teve seu próprio programa de TV entre 1968 e 1973. Morreu em Tessin, Suíça, em 28 de fevereiro de 2002. “Theme of never on sundays” (Hadjidakis) é a música incluída aquí.

Mantovani     Mantovani – Pianista, violinista, arranjador e maestro, nascido Annunzio Paolo Mantovani em Veneza, Italia, em 15 de novembro de 1905, Mantovani foi o mais celebrado e influente maestro de orquestra de cordas de todos os tempos. Foi um dos primeiros a se valer do efeito Estereofônico em gravações datadas ainda no início dos anos 50 e soube como ninguém se valer desse recurso e foi talvez o primeiro músico a vender mais de 1 milhão de discos em prensagem apenas stereo. Morreu em 29 de março de 1980. “The legend of the Glass Mountain” (Nino Rota) é a gravação incluída aquí.

Rolland Shaw      Roland Shaw – Nascido Roland Edgar Shaw-Tomkins, em 26 de maio de 1920 na Inglaterra,  é outro renomado compositor, arranjador e maestro. Responsável por várias trilhas sonoras cinematográficas, incluindo os filmes Férias de Verão (1963) e O Segredo do Meu Sucesso (1965). Produziu com sua orquestra novos arranjos para várias trilhas dos filmes de 007 e de espiões, com muito sucesso. “La Paloma” (Yradeer – Trad. Arr: Shaw) é a canção incluída aquí.

     Mais um presente especial do Blog Cultura Cabesound.

Músicas:
01- Lara’s theme – James Last (Jarre – Webster)
02- Nothing but a lonely heart – Ronnie Aldrich (Tchaikovski)
03- Jalousie – Clebanoff (Gade)
04- Taste of the sixties – Paul Mauriat (P. Mauriat – Gerard Gambus)
05- Afrikaan Beat – Bert Kaempfert (Kaempfert)
06- Always in my heart – Xavier Cugat (Lecuonna – Gannon)
07- Love is blue (Amour est bleu) – Paul Mauriat (A. Popp – P. Cour)
08- Tales of Vienna Woods – George Melachrino (J. Strauss – Arr: Thompson)
09- Love letters – Caesar Giovannini (Young – Heyman)
10- Theme of never on sundays – Helmut Zacharias (Hadjidakis)
11- The legend of The Glass Mountain – Mantovani (Nino Rota)
12- La paloma – Roland Shaw (Yradeer – Trad. Arr: Shaw)

5 comentários:

  1. Meu amigo, não tenho palavras para agradecer... a última vez que ouvi estas belas canções foi em 1987, na época eu tinha 11 anos e tive minha alma tocada! Finalmente vou viajar novamente...

    ResponderExcluir
  2. Caraca!! Meu pai tinha este disco e as audições, que enchiam a casa de alegria, marcaram minha infância. Muito obrigado pelo post! Vou procurar as músicas e ouvir na sequencia do disco ... provavelmente chorando de saudades da infância!

    Obridado!

    ResponderExcluir
  3. posta outro link aeeeee plisssss

    ResponderExcluir
  4. o link não existe mais... poderia disponibiliza-lo novamente ???

    ResponderExcluir