Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Navidad con Waldo de Los Rios (Hispavox – 1973).

SUNP0004 3

               Download aqui

Link atualizado em 02/04/15

     Natal chegando… vários discos são lançados por ano com melodias natalinas, poucos são aqueles com qualidade, outros muitos com propósito unicamente comercial deixando a qualidade totalmente de lado. O disco que dou de presente à você que prestigia o Blog Cultura Cabesound foi lançado ainda em uma época em que a busca pela qualidade estava acima de qualquer interesse comercial e cada melodia era executada com uma sensibilidade que chegava a nos levar às lágrimas… é exatamente o que acontece com esse NAVIDAD CON WALDO DE LOS RIOS.
  Blogue1    Osvaldo Nicolau Ferrara nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 07 de setembro de 1934. Desde cedo mostrou talento para a música, influenciado pelo pai, que também foi músico, e pela mãe, que foi uma conhecida cantora de música folclórica. Estudou composição e arranjo no Conservatório Nacional de Música com os renomados Alberto Ginastera e Teodoro Fuchs. Se mudou para os Estados Unidos em 1958 e, quatro anos depois veio a se fixar na Espanha onde desenvolveu sua carreira de sucesso. Já como arranjador e maestro fez várias trilhas sonoras de filmes, inclusive sendo premiado em 1967 pela Associação Cinematográfica Argentina graças à trilha do filme Pampa Salvaje (Wild Pampa). Mas Waldo de Los Rios conheceu mesmo o estrelato quando começou a desenvolver arranjos Pop com uma forte carga de percussão para as já famosas e tradicionais composições de música clássica, gravações estas usadas até pelos programas da BBC de Londres. A primeira experiência foi arrebatadora: seu arranjo para a Nona Sinfonia de Ludwig Van Bethoven (Hino à Alegria) alcançou o topo das paradas de sucesso da Europa e das Américas, interpretada pelo cantor Miguel Rios em 1970. O arranjo da 40ª Sinfonia de Mozart executado com a Orquestra de Manuel de Falla em 1971 alcançou o primeiro lugar nas paradas da Holanda e posições de destaque nas paradas de outros paises da Europa. Nesse mesmo ano, representou a Espanha no Festival Eurovision com o arranjo da canção En un Mundo Nuevo, interpretada pela cantora Karina. A música alcançou 2º lugar nas paradas de vários países europeus.   
     Depois de alguns lançamentos dedicados à revitalização da música clássica, Waldo de Los Rios lançou em 1973 este NAVIDAD CON WALDO DE LOS RIOS, que apresentava canções natalinas tradicionais com arranjos de muita sensibilidade musical.
     Vitimado por uma depressão aguda quando trabalhava em uma obra sobre Don Juan Tenorio, Waldo de Los Rios cometeu suicídio em 28 de março de 1977, em Madri, Espanha, aos 43 anos de idade. Em 2002 o maestro teve boa parte de sua vida documentada por sua esposa: a atriz e jornalista Isabel Pisano, na autobiografia intitulada El Amado Fantasma, lançada pela editora Plaza y Janés.
     Waldo de Los Rios, apesar do seu fim trágico, foi acima de tudo um músico talentosíssimo, de arranjos musicais apurados e ousados. Nesse NAVIDAD CON WALDO DE LOS RIOS o maestro mostrou também que sabia como mexer com a emoção do ouvinte. Coloque as músicas deste disco para embalar a noite de Natal com sua família, com certeza será um Natal mais especial ainda!!!

Músicas:

Lado 1:
01- La cancion del tamborilero “Carol of the drum” (K. K. Davis)
02- La primera Navidad “The first Noel” (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
03- Noche de paz “Silent night” (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
04- Ocurrio en una media noche clara “It came upon the midnight clear” (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
05- O Tannembaum (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)

Lado 2:
01- Adeste Fidelis (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
02- Pequeño Belen “Oh littel toen of Bethlehem” (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
03- Navidades blancas “White Christmas” (Irving Berlin)
04- Escuchad: Los Angeles cantam “Hark! The Herald Angels sing” (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)
05- Jingle Bells (Trad. Arr: Waldo de Los Rios)


Nenhum comentário:

Postar um comentário