Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Joni James – 100 Strings & Joni in Hollywood “Joni James no cinema” (Musidisc/MGM – 1960).

Joni James

              Download aqui

Link reativado em 02/04/15

      Peço desculpas à Srª Joni James porque…
 
     Sou um amante da boa música mas não sou um expert, ou seja, ainda tenho muito o que conhecer e ainda muito o que pesquisar sobre o assunto. Quando resolví idealizar e colocar esse Blog no ar foi para demonstrar de forma sincera para você, que está nesse momento lendo esse texto, que meu amor pela música não é “fogo de palha” e que quando gostamos de verdade de um trabalho (hoje em dia chamo tudo o que faço relacionado a música de trabalho) a gente faz com carinho e capricho e conseguimos passar isso para quem tem acesso a esse trabalho. Depois de 2 anos e 3 meses, pois foi exatamente no dia 23 de setembro de 2008 que coloquei o Blog Cultura Cabesound “no ar” (na época se chamava Cabesound 2008) vejo que esse “trabalho” está realmente rendendo frutos, modestos para alguns, mas para mim maravilhosos.
     Nessa primeira postagem de 2011 iniciei pedindo desculpas à Srª Joni James… e por que? Porque apenas a partir de 2010 passei a conhecer essa maravilhosa cantora, e foi de forma inesperada e confesso que até “de olhos fechados” pois adquiri esse 100 STRINGS & JONI IN HOLLYWOOD exatamente pelo seu repertório em sí e não por conhecer a intérprete. E fiquei simplesmente maravilhado ao ouvi-lo pela primeira vez, pois me deparei com uma das mais belas e afinadas vozes de todos os tempos. Aí comecei a pesquisar sobre ela e o resultado está aquí nessa biografia que apresento:

    Descendente de italianos, Giovanna Carmella Babbo nasceu em Illinois, Chicago (EUA) em 22 de setembro de 1930. Aos 14 anos já fazia parte dos cantos gregorianos do coral da escola em que frequentava. Quando terminava o dia de aula trabalhava em uma confeitaria. De um salário semanal de 8 dólares, metade era usada para ajudar nas despesas da família e a outra metade era empregada em aulas de dança, pois seu sonho era um dia se tornar bailarina. Quando terminou o curso escolar ela pôde se dedicar com mais afinco a dança e começar a concretizar seu sonho em um pequeno Night Club de Chicago. Quando tudo levava a crer que a carreira de dançarina iria ser desenvolvida com sucesso, pois até um contrato foi assinado com o estabelecimento, uma apendicite a obrigou abandonar a dança. Só restou à jovem Giovanna a única coisa que ela sabia fazer além da dança para cumprir esse contrato: cantar. Um repertório foi montado com a ajuda de um amigo também cantor e as apresentações no Night Club se sucederam com tamanho sucesso que logo a jovem Giovanna já aparecia na televisão local em um programa noturno interpretando Jingles comerciais. Em pouco tempo essas aparições comerciais se tornaram um show a parte e ela passou a se apresentar no programa como cantora popular, despertando a atenção da gravadora MGM Records, que a contratou em 1952, já devidamente renomeada Joni James, para a gravação de um 78 RPM intitulado “Why don’t believe me?”. O disco vendeu cerca de 1 milhão de cópias e suas vendas continuaram em uma crescente. Os sucessos em 78 RPM e LP’s se sucederam e Joni James passou a ser considerada a “Cinderela Americana”. Casou-se em 1956 na Catedral de St. Patrick, em Nova York, com o maestro e compositor Tony Acquaviva. Joni se tornou a primeira voz feminina a gravar no Abbey Road Estudios e uma das primeiras a se valer do efeito estereofônico nas gravações. Em 1965 chegou a gravar um LP se valendo do sucesso da Bossa Nova no mundo, intitulado JONI SWING SWEET / BOSSA NOVA STYLE. Esse disco foi gravado quando Tony Acquaviva enfrentava problemas de saúde e, então Joni decidiu interromper a carreira para cuidar da saúde do marido, que veio a falecer em 1986. Conheceu neste mesmo ano o general Bernard Adolph Schriever, que foi líder do programa de choque americano, que desenvolveu mísseis balísticos. Joni e Bernard oficializaram a união em 1997, quando o general já havia se aposentado da Aeronáutica. Bernard morreu em 2005, aos 94 anos de idade.
     Em 1990, 4 anos após a morte de Acquaviva, Joni James retomou a carreira artística com turnês e novas gravações. Por suas contribuições com a indústria do entretenimento, Joni tem sua merecida estrela na Calçada da Fama, em Hollywood, cidade que em 1960, com seu mais  famoso complexo cinematográfico, o Metro Goldwyn Mayer (MGM), serviu de inspiração para o maestro Acquaviva produzir esse LP que apresento agora aquí no Blog Cultura Cabesound, que impressiona não apenas pelo repertório, mas também pela ótima qualidade sonora (não mexí em muita coisa na passagem para o digital, são percebidos até alguns raros estalos, que não foram possíveis de eliminar). Acquaviva dizia: “- Se a voz de Joni é comparada ao som dos violinos, por que não produzir um disco de Joni acompanhada por uma grande orquestra de cordas?” E o que se produziu foi esse belíssimo LP com repertório focado nas grandes trilhas sonoras do cinema, como vc poderá conferir no repertório abaixo relacionado, tudo isso embalado na voz magnífica de Joni James. Espero depois disso ter minhas desculpas aceitas. Nunca é tarde para se conhecer tamanho talento. Se vc também não conhecia Joni James, esta é a oportunidade. Se já conhecia a tempos e admira essa voz belíssima reviva momentos sublimes com estas canções.
     Mais um presente especial do Blog Cultura Cabesound!!!

Supervisão Musical de Tony Acquaviva
Músicas
Lado 1:
01- Tammy – Do filme “Flor do pântano” (Livingston – Evans)
02-  True love – Do filme “Alta sociedade” (Cole Porter)
03- I’ll never stop loving you – Do filme “Ama-me ou esquece-me” (Brodszky – Cahn)
04- It’s easy to remember – Do filme “Aventureiro do Mississipi” (Rodgers – Hart)
05- Over the rainbow – Do filme “O mágico de Oz” (Arlem – Harburg)
06- Around the world – Do filme “Volta ao mundo em 80 dias” (Adamson – Young)

Lado 2:
01- I can’t begin to tell you – Do filme “As irmãs Dolly” (Monaco – Gordon)
02- Secret love – Do filme “Jane Calamidade” (Fain – Webster)
03- Three coins in the fountain – Do filme “A fonte dos desejos” (Styne – Cahn)
04- The boy next door – Do filme “Agora seremos felizes” (Blane – Martin)
05- Dancing on the ceiling – Do filme “Sempre viva” (Rodgers – Hart)
06- An affair to remember – Do filme “Tarde demais para esquecer” (Adamson – McCarey – Warren)


Nenhum comentário:

Postar um comentário