Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Celso Blues Boy ( * 05 – 01 – 1956 / + 06 – 08 – 2012 )

Celso Blues Boy

     Apenas três dias após a partida do grande SEVERINO ARAÚJO, a música brasileira lamenta a morte de mais um grande nome: CELSO BLUES BOY, primeiro Bluesman brasileiro e que influenciou uma leva de músicos admiradores desse estilo musical. O Blog CULTURA CABESOUND não poderia deixar de registrar aqui essa homenagem àquele que fez do Blues um estilo de vida.
     Nascido Celso Ricardo Furtado de Carvalho, no Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1956, começou a tocar profissionalmente ainda aos 17 anos de idade, acompanhando nada mais nada menos que Raul Seixas. Acompanhou também Sá & Guarabyra e Luiz Melodia.
     Adotou o Blues Boy no nome, em homenagem ao seu grande ídolo: B.B. King. Foi também um dos primeiros a cantar blues em português. Montou a banda Legião Estrangeira em 1976, com a qual se apresentava em bares e casas de show. Fez parte também da banda Aeroblues, considerada a primeira banda de Blues do Brasil.
     Celso Blues Boy começou a alcançar a merecida fama quando mandou uma fita para a Rádio Fluminense, no Rio. A rádio então era a mais ouvida pelo público roqueiro. Aquele guitarrista branco de voz rouca e que sempre empunhava uma Fender Stratocaster, tal qual Eric Clapton, tornou-se conhecido e ganhou espaço nos programas de auditório. Gravou o primeiro disco em 1984, intitulado SOM NA GUITARRA, que apesar de ser um disco típicamente de Blues, ficou célebre por incluir uma faixa que era puro Rock and Roll e, se tornou seu maior sucesso: AUMENTA QUE ISSO AÍ É ROCK AND ROLL. Suas músicas também  fizeram parte das trilhas sonoras dos filmes ROCK ESTRELA e BETE BALANÇO. Seus outros grandes sucessos foram a música MARGINAL, com a luxuosa participação de CAZUZA  e a música FUMANDO NA ESCURIDÃO. 
     Na sua tentativa de seguir carreira internacional, Celso Blues Boy acabou por conhecer seu grande herói da guitarra: B.B. KING. Com ele, Celso fez algumas apresentações e gravou a faixa MISSISSIPI, realizando um sonho que muitos ainda tentam e não conseguiram realizar até os dias de hoje. A faixa foi incluída no disco INDIANA BLUES, de 1995.
     Foi um dos mais ilustres e fervorosos torcedores do Clube de Regatas Vasco da Gama, tendo participado do Megashow comemorativo dos 113 anos do clube, tocando o hino do clube em sua guitarra.
     Em 2008, foi lançado seu primeiro e único DVD ao vivo, intitulado QUEM FOI QUE FALOU QUE ACABOU O ROCK AND ROLL?, gravado no Circo Voador, no Rio de Janeiro.  Esse show também foi registrado em CD.
     Seu último CD foi lançado em 2011 e foi intitulado POR UM MONTE DE CERVEJA.
     Celso Blues Boy morreu na manhã desta segunda-feira (06/08/2012) em Joinville, Santa Catarina, aos 56 anos de idade. Apesar de o empresário afirmar que Celso sofria de BÓCIO, mais popularmente conhecido por PAPO, que é o aumento da tireóide causado pela perda de iodo no organismo, a principal causa da morte foi um câncer na garganta, que Celso enfrentou bravamente por algum tempo.
     Um som de guitarra bem caprichado adentrou o céu no dia de hoje. Descanse em paz, CELSO BLUES BOY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário