Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Magro ( * 14 – 11 – 1943 / + 08 – 08 – 2012)

Magro

     O ano de 2012 ainda nem chegou à sua fase final e vários músicos de renome nacional e mundial estão nos deixando órfãos de seus talentos apurados. Nunca em toda a existência do Blog CULTURA CABESOUND foram feitas tantas postagens relacionadas à categoria SAUDADE em sequência como nesse período. E, agora, registro minha singela homenagem à MAGRO, um dos fundadores de um de meus grupos vocais e instrumentais de preferência: O MPB 4.
     Magro lutava a 10 anos contra um câncer na próstata, já diagnosticado com metástase, e mesmo já enfrentando complicações devido a doença desde 2010, fez apresentações normalmente com o MPB 4 até o último dia 8 de junho.
     Antonio José Waghabi Filho nasceu em Itaocara, cidade do Estado do Rio de Janeiro, em 14 de novembro de 1943. Muito cedo aprendeu a tocar violão, piano, tambor e clarineta, aprendendo um pouco mais tarde também a tocar vibrafone, saxofone e percussão. Em 1959, estudou música, tendo como professores Guerra Peixe, Isaac Karabtchewsky e Vilma Graça. 
     Em 1960 iniciou carreira artística como vibrafonista no conjunto de bailes Praia Grande, atuando durante 2 anos. Na faculdade de engenharia, conheceu MILTINHO, com quem logo montou uma banda. Como integrante do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC-UNE), conheceu AQUILES e RUY, também integrantes do CPC. Junto a MILTINHO, descobriram que seus talentos vocais e instrumentais se completavam e, decidiram assim formar um quarteto, primeiramente nomeado QUARTETO DO CPC, mas logo que se profissionalizaram rebatizaram o quarteto como MPB 4, iniciando assim uma trajetória ímpar na história da MPB, sendo logo contratados pela gravadora ELENCO em 1964, para a gravação de um compacto. Daí o MPB 4 passa a entrar em contato com vários artistas recém lançados na época, como Nara Leão, Quarteto em Cy, Sidney Miller e Chico Buarque de Hollanda, entre outros nomes. Com Chico Buarque, o MPB 4 iniciou uma parceria próspera que durou aproximadamente 10 anos, entre turnês,  gravações e apresentações em festivais de música, ficando célebre a parceria em RODA VIVA, que conquistou o 5ºlugar no Festival da MPB de 1967, canção esta que teve arranjos de Magro.
     Quem viveu a década de 70 lembra com carinho de Magro como o jumento do álbum infantil OS SALTIMBANCOS. O público lembra também com carinho da participação do MPB 4 no especial da TV GLOBO “A ARCA DE NOÉ”, com músicas infantis compostas por Vinicius de Moraes. O PATO se tornou um dos maiores clássicos da carreira.
      Nesses mais de 50 anos de carreira, Magro se destacou como arranjador. Além de trabalhos com o próprio MPB 4, também assinou arranjos musicais para Chico Buarque, Toquinho e Vinicius, Simone e Kleiton e Kledir, entre outros.
     Nesse dia 08 de agosto, Magro se foi, depois de travar uma luta de 10 anos contra um câncer de próstata. Aquiles, um de seus parceiros de MPB 4, expressou assim a dor da perda:
"Depois de longa luta pela vida, Antonio José Waghabi Filho, o Magro do MPB4, nos deixou. Com ele vai junto uma parte considerável do vocal brasileiro. Com ele foi a minha música".
     O corpo de Magro será cremado nesta quinta-feira (09/08), no cemitério de Vila Alpina, zona leste de São Paulo.
     A música perde mais um de seus mestres. Descanse em paz, Magro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário