Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Os Incríveis - Os Incríveis internacionais (RCA Victor - 1968)


          Download aqui

     Depois do grande sucesso do LP PARA OS JOVENS QUE AMAM BEATLES, ROLLING STONES E... OS INCRÍVEIS em 1967, um programa de TV de muito sucesso na TV Excelsior e músicas nos primeiros lugares das paradas brasileiras, OS INCRÍVEIS partiram para uma ambiciosa turnê internacional em 1968, passando pela Europa, América Central e Japão. Lançam nesse mesmo ano o LP OS INCRÍVEIS INTERNACIONAIS, cujo repertório é bem eclético, em sua grande maioria de regravações de sucessos internacionais, em versões em português, ou mesmo interpretados na língua original. 
     O Blog CULTURA CABESOUND trás para os amigos esse disco, com um resumo sobre as gravações originais de cada uma das faixas. Os vocais principais são em sua grande maioria interpretados por Mingo, exceção feita às faixas indicadas no texto:

 Lado 1:

 01- KNOCK ON WOOD - Composta e gravada originalmente por Eddie Floyd em 1966, no ano seguinte recebeu uma regravação de Otis Redding, de muito sucesso.  Interpretada em inglês, numa versão mais acelerada e dançante.
 
02- TE AMO (I LOVE YOU) - De autoria de Chris White, baixista do The Zombies, grupo este que fez a gravação original da canção em 1965, que alguns anos depois ganhou a versão em português, interpretada pelo grupo aqui, de autoria de Antonio Marcos. O baixista Nenê Benvenutti assumiu os vocais principais nessa faixa.
 
03- KOKORONO-NIJI (ARCO ÍRIS AZUL) - Gravada originalmente em compacto pelo grupo musical japonês Jackey Yoshikawa and his Blue Comets, no mesmo ano de 1968, é interpretada aqui parte no japonês original e parte em português, em versão composta pelos próprios OS INCRÍVEIS.

04- TIME IS ON MY SIDE - Composta originalmente em 1963 por Norman Meade, que na época usava o pseudônimo Jerry Ragovoy. A primeira gravação da canção foi instrumental, lançada naquele mesmo ano pelo trombonista de jazz Kai Winding e sua Orquestra. A canção recebeu letras adicionais de Jimmy Norman em 1964 e assim foi gravada pela cantora de Soul Irma Thomas. Mas a música ficou mundialmente conhecida na regravação dos Rolling Stones, naquele mesmo ano de 1964. É interpretada aqui em inglês. 
Obs: Na capa e no selo do disco, o título da canção é erradamente impresso com o título THIS IS ON MY SIDE.

05- MUNDO LOUCO (EVEN THE BAD TIMES ARE GOOD) - Composta pelos compositores e produtores musicais Ingleses Mitch Murray e Peter Callander, foi um grande sucesso em 1967, na gravação do grupo The Tremeloes, ganhando logo a seguir uma versão em português de George Freedman. É essa versão contida aqui.

06- CASTIGO - Originalmente um samba-canção, fez muito sucesso na gravação de sua compositora, Dolores Duran, em 1959. Aqui ganha um arranjo dançante, bem ao estilo das gravações de Cris Montez, repetindo a fórmula de sucesso de Molambo, outro grande sucesso da MPB que OS INCRÍVEIS regravaram em 1967 para o LP PARA OS JOVENS QUE AMAM OS BEATLES, ROLLING STONES E... OS INCRÍVEIS, também com o baixista Nenê Benvenutti nos vocais.

Lado 2:

07- PIRULITO - Composta por João de Barro e Alberto Ribeiro originalmente como uma marchinha para o carnaval de 1939, foi inspirada em um tema popular português e lançada primeiramente por Carmem Miranda e Almirante, no filme Banana da terra. Ganhou a primeira gravação em disco nas vozes de Nilton Paz e Emilinha Borba. A curiosidade da gravação fica com o multi-instrumentista Manito e sua imitação de criança, intercalada com os vocais de Mingo.

08- MENINA - Composta por Prini Lorez, que foi vocalista do grupo The Rebels e fez sucesso na Jovem guarda regravando e imitando o cantor norte americano Trini Lopez.

09- E SE NOS DISSEREM (E SE CI DIRANNO) - Grande sucesso italiano na voz de seu autor Luigi Tenco, em 1967, que recebeu versão em português de George Freedman, tal como Even the bad times are good.
 
10- I GOT YOU (I FEEL GOOD) - Composta originalmente por James Brown em 1962, foi intitulada inicialmente como I found you e gravada no mesmo ano por Yvonne Fair. Em 1964, o próprio James Brown a gravou, já com o título I got you (I feel good) e incluiu em seu LP Out of sight e fez dela um sucesso mundial. Aqui, quem assume os vocais é o baterista Netinho.

11- ISRAEL - Outro grande sucesso italiano. Composta por Franco Migliacci, Bruno Zambrini e Ruggero Cini, ficou célebre na gravação de Gianni Morandi em 1967. Recebeu no mesmo ano versão em português de Nazareno de Brito, gravada por Moacyr Franco, mesma versão aqui apresentada por OS INCRÍVEIS.

12- I LOVE YOU, TOKYO (TOKYO, EU TE AMO) - De autoria de Gossaku e Hakuyuki, foi um grande sucesso japonês em 1966, na gravação do grupo musical Akira Kurosawa & His Los Primos, que incorporou o bolero em seu estilo musical, influenciado por grupos musicais latinos, como o Trio Los Panchos. OS INCRÍVEIS interpretam essa canção no japonês original, como forma de agradecimento pelo grande sucesso das apresentações do grupo no país asiático.


        Então, trago aqui no BLOG CULTURA CABESOUND mais esse presente musical para todos os amigos que me dão a alegria de visitar essa humilde página, mas que é feita com muito carinho para todos aqueles que curtem a boa música mundial.

2 comentários: