Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Baby Consuelo - P'ra enlouquecer (WEA/Atlantic - 1979)



          Download aqui

    Amigos do Blog CULTURA CABESOUND... Fiquei quase 2 meses sem publicar uma nova postagem pois meu equipamento de gravação de áudio precisou de uma manutenção. Mas hoje estou aqui de volta trazendo e retratando a carreira de uma das mais talentosas e carismáticas artistas que esse país viu nascer: BABY CONSUELO, hoje conhecida como BABY DO BRASIL.
     A belíssima biografia a seguir foi retirada da antiga página da artista na web: www.babydobrasil.com, que no momento está sendo reformulada e brevemente estará novamente no ar totalmente remodelada e com novidades para todos os fãs. Então, eis o texto:

     " Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, nascida em 18 de julho de 1952, carioca de  Niterói, fugiu de casa ainda jovem e rumou para Bahia, para virar Baby. A nossa Baby! E lá estava em Salvador, sempre pronta para o que desse e viesse, e lá estava também o show “BARRA 69”, a despedida de Caetano e Gil do Brasil. Foi à aproximação para o guitarrista que estava no palco, Pepeu Gomes que com 17 anos já era um exímio guitarrista! Se Baby se encantou com Gil no palco foi com Pepeu que ela roubou um beijo.
     Com a falta de uma moradia para viver, Baby morou debaixo da ponte de Piatã. Mas a vida de Baby mudou ao encontrar com o grupo musical formado por Moraes Moreira, Galvão e Paulinho Boca de Cantor. Que gostaram de seu estilo carismático e já a encaminharam para ir ao show “O Desembarque dos Bichos Depois Do Dilúvio Universal”, no famoso Teatro Vila Velha. Baby na ocasião acabou sendo atriz na apresentação, e depois virou uma atriz apaixonada ao ver novamente Pepeu, foi a deixa para dali selarem o início de um namoro.
     O caminho mudaria de novo com Pepeu tendo que ir ao Rio a pedido de Gal Gosta, e Baby voltando também. Logo depois Moraes, Paulinho e Galvão aparecem em cena no Rio, Baby se enturmou mais e mais com os novos amigos músicos, e Moraes com um violão na mão pergunta se Baby saberia cantar. Ao ouvir Baby, Moraes se espanta e vê ali uma Janis Joplin (que na época, Baby desconhecia), estava ali o ingrediente que faltava para o grupo.
     Deixando de lado o nome Bernadete, por intervenção de Moraes que cantarolou "Baby Consuelo, sim. Por que não?", do filme "Meteorango Kid, Herói Intergalático", (do diretor André Luis Oliveira) Ela resolve adotar seu novo nome artístico BABY, que lembrava até mesmo as iniciais do nome de Brigitte Bardot, de quem Baby era fã. 
     Longe das famílias, morando todos juntos num apartamento alugado ainda no Rio, foram para São Paulo com contrato feito, lançando primeiramente o compacto seguido depois do 1º disco do grupo “É FERRO NA BONECA”. E a vida se seguiu, com o grupo unido, morando todos juntos em Jacarepaguá no chamado sítio “Cantinho do Vovô”, ali vivam, jogavam bola e faziam músicas, influenciados por uma visita de João Gilberto se organizaram e em 1972 lançaram a pérola da MPB chamada “ACABOU CHORARE”. Seguiram-se com discos e grandes títulos. Se a ditadura queria prende-los, abolindo todo aquele movimento hippie, de nada adiantava: a música, o país já era deles.
     Moraes deixa o grupo em 1974 e parte para uma sólida e satisfatória carreira solo. Os outros novos Baianos seguraram as pontas até o desfecho da vida do grupo com “FAROL DA BARRA” de 1978, ano que marcava também o lançamento primeiro disco solo de Baby.
    Baby e Pepeu foram às nuvens do sucesso, a década de 80 no Brasil praticamente foi tomada pela dupla. Com os dois tendo o grandioso sucesso inicial nos seus primeiros discos solos, participando e gravando em 1980 um disco no famoso Festival de Montreux, participando de trilhas de novelas, indo grávida de seu 5º filho ao Rock In Rio em 1985, sendo barrada na Disneylândia pelos cabelos coloridos, passando pela fase mística e defendendo o “RA´” de Thomas Green Norton, vestindo roupas excêntricas, tendo parcerias musicais com A Turma do Balão Mágico, fazendo especiais infantis e ganhando o carinho de toda a criançada, não importava a onda, Baby estava sempre no foco!
     Já com 6 filhos: Riroca (Que optou pra mudar o nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nãnashara, Pedro Baby, Krishna Baby e Kriptus-Rá. Enfrentaria agora a separação com Pepeu, após 18 anos de convívio. Cuidando dos filhinhos mais novos em casa, deixando para trás o palco e enfrentado novamente uma barra, Baby entraria para uma nova década, que já se iniciaria com a chegada de um novo amor: o guitarrista (sempre eles) e produtor chamado Nando Chagas. Já nos anos 90 e com os eixos no lugar, Baby grava novamente e se lança aos palcos. 
     Em 1994 parte para a Espanha para fazer o caminho de Santiago de Compostela. Em 1995 sai o livro “PEREGRINA – MEU CAMINHO NO CAMINHO” onde Baby retratou toda a sua passagem. E se tudo pedia por mudanças Baby já não era mais Baby Consuelo, Baby era agora Baby do Brasil! E após 8 anos juntos, Baby se separa de Nando Chagas.
    Em 1997 se junta novamente aos Novos Baianos para a realização do especial “INFINITO CIRCULAR”, sucesso absoluto de críticas. 
     A década de 90 foi regada a mais participações em trilhas de novelas, televisão e vários especiais. Saindo em 1997 mais um disco solo, flertando mais para o pop, o chamado “UM”.
    Baby entraria a nova década com novas mudanças, virou evangélica da Igreja Intercelular Sara Nossa Terra, convertendo-se no ano de 2000. Fundou o "Ministério do Espírito Santo de Deus em Nome de Jesus" e passou a denominar-se como  Popstora. Baby passou a se dedicar a cultos evangélicos e, mantendo-se firme, também libera sempre seu lado secular. Atendendo a todos, é capaz de energizar todos com o gospel e do mesmo modo com Brasileirinho. Como nas apresentações clássicas que fez com Ademilde Fonseca e Elza Soarez em 2010. Baby é a essência de alegria para todos seus fãs. 
     Baby foi a primeira mulher a subir num trio elétrico no carnaval da Bahia ainda nos anos 70, foi de Janis Joplin a Elza Soares, de Jimi Hendrix a Waldir Azevedo, do jazz ao samba, da bossa nova ao rock, foi cósmica, foi telúrica, convertida, invertida! Misturou em seu caldeirão todas as possíveis influências musicais, transformando-os em canjas altamente brasileiras."
     Baby retornou às origens musicais em 2014 ao lado do filho Pedro Baby com o show BABY SUCESSOS - A MENINA AINDA DANÇA, que se tornou CD e DVD elogiadíssimos pela crítica especializada e, em setembro de 2015 voltou a se apresentar no Rock in Rio. O show do palco Sunset marcou o reencontro musical de Baby e Pepeu Gomes após vários anos, em uma apresentação histórica.
     Baby terá sempre seu nome marcado na galeria das grandes estrelas da nossa música. O Blog CULTURA CABESOUND não poderia deixar esse grande talento de fora e apresenta aqui o segundo e ótimo LP solo: P'RA ENLOUQUECER, lançado em 1979. A capa apresenta Baby em companhia dos filhos Sarah Sheeva, Zabelê, Nãnashara e Pedro Baby. O grande sucesso do disco foi sem dúvida MENINO DO RIO, composta por Caetano Veloso especialmente para Baby, música essa que se tornou o tema de abertura da novela global ÁGUA VIVA, mas todo o disco é carregado pelo swingue e carisma dessa grande intérprete, BABY CONSUELO, a grande BABY DO BRASIL!

Dados do disco:

Produzido por Guti
Direção de Produção: Guti
Direção Musical: Pepeu Gomes e Baby Consuelo
Estúdio de Gravação e Mixagem: Transamérica (RJ)
Arranjos: Pepeu Gomes
Técnicos de Gravação: Vitor Farias, Claudio Farias, Waldir, Toninho, Luis Carlos, Rafael Azulay
Auxiliares de Gravação: Rafael Azulay, Anibal Félix e Magro
Mixagem: Guti, Vitor Farias e Pepeu Gomes
Assistência Técnica: Edeltrudes Marques
Agradecimento Especial a Pedro Bloch
Foto Capa: Antonio Guerreiro
Foto Contra-Capa: Marcos Leite
Fotos Contra-Capa Interna: Paulo Vasconcellos, Marcos Leite e Antonio Guerreiro
Capa: Baby Consuelo
Coordenação de Capa: Leonardo Netto

Músicas

Lado 1:

01- ZIRIGUIDUM (Jadir de Castro)
02- MENINO DO RIO (Caetano Veloso)
03- LÁ VEM O BRASIL DESCENDO A LADEIRA (Pepeu Gomes - Moraes Moreira)
04- APANHEI-TE CAVAQUINHO (Ernesto Nazaré - Benedicto Lacerda - Ubaldo)
05- PAPO DE ANJO (Rita Lee - Roberto de Carvalho)
06- P'RA ENLOUQUECER (Pepeu Gomes - Baby Consuelo)

Lado 2:

01- É AMOR "IS THIS LOVE" (Bob Marley - Versão: Baby Consuelo)
02- RECEITA PRA SAMBAR (Luciano Alves - Pepeu Gomes - Baby Consuelo)
03- ASSANHADO (Jacob do Bandolim - Baby Consuelo)
04-  EU PENSO E PASSO (Moraes Moreira - Galvão - Pepeu Gomes)
05- VARINHA DE CONDÃO (Pepeu Gomes - Paranahansa Yogananda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário