Páginas

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Jair Rodrigues - Jair de todos os sambas (CBD/Philips - 1969)


         Download aqui

     Aproveitando esse início de 2016 e todo o preparativo que já está sendo feito para o início do Carnaval, o Blog CULTURA CABESOUND trás hoje toda a alegria e swing do inesquecível JAIR RODRIGUES e o LP JAIR DE TODOS OS SAMBAS, lançado em 1969.
     Esse disco, como tantos outros da carreira do "cachorrão" tiveram  a participação mais do que especial de OS ORIGINAIS DO SAMBA, participação esta que na época não era creditada, por força contratual, já que a época o grupo já era contratado da RCA.
     Uma biografia de JAIR RODRIGUES já foi publicada aqui no Blog, em ocasião de seu falecimento, em 08 de maio de 2014 (Clique aqui).
     O belíssimo texto de contra-capa escrito por Fernando Lobo, mostra toda a importância de JAIR RODRIGUES para a música popular brasileira já naquela época, confira:
     "Quando a história da música popular brasileira for escrita, Jair Rodrigues já tem reserva de lugar em primeira fila. Ele aqui está, outra vez, trazendo nada mais e nada além do que um punhado de sambas, pois de samba é que vive e samba é o sabe cantar.
     Se dermos uma volta em sua vida, vamos vê-lo menino, aprendiz de alfaiate, lá longe, dentro do Estado de São Paulo. Se depois carregou pedras e fez caliças para erguer casas como ajudante de pedreiro que foi, em ambas as profissões de luta sempre trazia um sorriso, um assobio de bom rítmo.
     Agora está aqui outra vez trazendo uma bandeja cheia de sambas. E sambas da melhor qualidade, onde ele vive um mundo de personagens que os sambistas inventam pensando na sua figura. E ele, sim, não há dúvida, aquele Conde que viu sua fantasia de plumas azuis atirada no chão, seu pinho quebrado, tal e qual sucedeu na canção popular. Ele, deixando tudo isso pra lá e sabendo bem que na vida nada é mais importante do que ver a Vilma passar na Portela, rabiando o seu estandarte colorido e falando alto o samba-enredo da sua escola. E nada é, de fato, mais importante do que isso, não.
     O samba foi feito para fazer carícias na alma de quem sofre chicotadas fortes. É pra todos nós, do alto, de baixo ou do meio. A vida está de cabeça pra baixo, o fornicida é uma insinuação, e eis que o samba chega e faz cessar essa preguiça de viver. Jair é o samba de agora. Ele canta a tristeza com um sorriso largo, desafiando o tom menor. Ele grita a vida em ritmo alegre, pois sabe que a vida é um passar correndo.
     Aqui estão juntos: Jair e seu novo disco. Em cada faixa, um samba; em cada samba, uma dose violenta de otimismo que vem pela voz e pela força que este sambista maior nos sabe entregar. Vamos ouvir tudo isso em tom de silêncio e, depois, sair por aí, com o sorriso largo que o sambista transmite. E seremos melhores. Ou menos infelizes.

                                                                                Fernando Lobo."

     Nada melhor então do que sermos melhores e menos infelizes ouvindo JAIR RODRIGUES. Esse é mais um presente especial do Blog CULTURA CABESOUND!

Dados do disco

Direção de produção: Manoel Barenbein
Estúdios: Scatena e Haway
Técnicos: João Stélio, Deraldo, Mazzola, e Odilon
Foto: Ramon Sanahuja
Programação gráfica: Glaucio e Lincoln

Músicas:

Lado 1:

01- BAHIA DE TODOS OS DEUSES (Bala - Manoel)
02- BLOCO DO SUJO (Luiz Antonio - Luiz Reis) / LEVANTA A CABEÇA (Osvaldo Nunes - Ivan Nascimento) / AVENIDA ILUMINADA (Newton Teixeira - Brasinha)
03- ENXUGA A TRISTEZA DO OLHAR (Carlos Magno)
04- EM NOME DA LUA, DA MULATA E DO SAMBA, AMÉM (José Di - Cardam Dantas)
05- CASA DE BAMBA (Martinho da Vila)
06- VÊ QUE LUAR (José Messias)

Lado 2:

01- PRA QUE DINHEIRO (Martinho da Vila)
02- O CONDE (Evaldo Gouveia - Jair Amorim)
03- NA BRINCADEIRA DO MUNDO (Carlos Odilon - Décio Brandão - Jair Rodrigues)
04- FEITICEIRA (João Roberto Kelly)
05- OLELÊ, CHEGUEI AGORA (J. Cavalcanti - Corumba)
06- QUEM ENTRAR NA RODA É REI (Tito Madi)
07- LEVA MEU SAMBA (Ataulfo Alves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário