Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

James Last - Traum Was Schones (Polydor International GmbH - 1979)


         Download aqui

     Antes de mais nada, preciso pedir desculpas à vocês, meus amigos que prestigiam sempre o Blog CULTURA CABESOUND, pois não tenho colocado postagens novas com a constância que eu mesmo gostaria. Tenho me ocupado de uma maneira intensa diariamente e com isso nem sempre consigo ter o tempo necessário para preparar novidades. Mas, a partir de hoje, tentarei ser mais frequente na minha presença por aqui, trazendo sempre aquelas postagens mais do que especiais que todos vocês merecem e que na verdade as ofereço como se fossem presentes para os aficcionados pela boa música feita mundialmente em todos os tempos.
     Então, nada mais justo do que abrir espaço merecido para este que foi, sem nenhuma dúvida, um dos grandes maestros e arranjadores de todos os tempos: JAMES LAST.
     Nascido Hans Last, em Bremen, na Alemanha, em 17 de abril de 1929,  aprendeu a tocar piano ainda criança, mas na adolescencia se aventurou pela técnica do baixo elétrico. Ainda por essa época entrou para a Escola de Música Militar da cidade de Buckeburgo. Com o fim da segunda guerra mundial, o jovem Hans Last passou a fazer parte da Radio Bremen Dance Orchestra, pertencente a Hans-Gunther Oesterreich. Já dois anos após, com apenas 19 anos, se tornou líder do The Last-Becker Ensemble, onde fez carreira por 7 anos. Foi durante esse período na The Last-Becker Ensemble que o jovem Hans Last foi escolhido como o melhor baixista da Alemanha por 3 anos seguidos, entre 1950 e 1952. Com o fim da The Last-Becker Ensemble, se tornou arranjador musical da Polydor International GmbH e também de diversas emissoras de rádio européias. Fez também arranjos musicais para diversos intérpretes renomados.
     Suas primeiras gravações próprias foram com a Orlando Orchestra, ainda com seu nome de batismo Hans Last. Mais tarde adotou definitivamente o nome artístico James Last e, em 1965 lançou o LP NON-STOP DANCING, o primeiro com esse nome artístico e que o tornou famoso mundialmente, graças aos arranjos hiper dançantes para grandes sucessos populares da época, sem intervalo entre as faixas. A partir daí JAMES LAST se tornou um grande astro da música européia, gravando nada mais nada menos do que 190 álbuns com músicas de diversos países e culturas diferentes, incluindo inclusive músicas de compositores brasileiros ao longo das quase 5 décadas seguintes 
     Nos anos 70 teve seu próprio programa de televisão, onde recebia vários convidados musicais, entre eles o grupo ABBA e o pianista RICHARD CLAYDERMAN, entre outros.
     JAMES LAST, durante toda a carreira de muitas gravações e apresentações ao vivo, conquistou vários prêmios e troféus, entre eles o Star Of The Year, da revista BILLBOARD em 1976 e recebeu merecida homenagem em 1994 em seu país de origem, com o prêmio ECHO, pelo conjunto de sua óbra musical e de toda a sua carreira. Na Inglaterra, por exemplo, entre 1967 e 1986, 52 de seus discos fizeram parte das listas dos mais vendidos, ficando atrás apenas de ELVIS PRESLEY e dos BEATLES. Vendeu aproximadamente 120 milhões de discos e fez apróximadamente 2.500 apresentações ao vivo durante toda a carreira.
     Em 2014, JAMES LAST passou por uma cirurgia de urgência, causada por uma inflamação intestinal. Recuperado dessa cirurgia, em março daquele ano voltou a se apresentar com sua grande orquestra no ROYAL ALBERT HALL e, mesmo sentindo que a sua saúde estava fragilizada, não considerava as últimas apresentações ao vivo como uma "despedida". Declarou nessa época: "O importante para mim é que meus fãs tenham os melhores e mais felizes concertos de suas vidas". Comemorou seus 86 anos de idade no palco, em uma apresentação em Leipzig, no mês de abril de 2015. Mas, em 9 de junho daquele ano, JAMES LAST nos deixou, mas sua música ficará para sempre como um legado para a eternidade em várias das mais ricas e belas melodias já gravadas em todos os tempos.
     É parte desse grande legado musical que o Blog CULTURA CABESOUND trás aqui hoje, com um dos volumes da caixa com 3 lp's intitulada DIE SCHOSTEN KLASSISCHIEN MELODIEN, lançada na Alemanha, que nada mais foi do que uma coletânea da série CLASSICS UP TO DATE, lançada em 5 volumes entre os anos de 1966 e 1978. Um dos discos dessa caixa é este TRAUM WAS SCHONES, com 16 belíssimos arranjos de JAMES LAST para melodias mundialmente clássicas, em todos os sentidos. E é este maravilhoso presente que ofereço aos amigos do Blog. Um presente para os realmente sensíveis de coração!

Músicas

Lado 1:

01- ZWISCHENSPIEL AUS "NOTRE DAME" (Franz Schmidt)
02- BALLADE POUR ADELINE (P. De Senneville - Toussaint)
03- ROMANZE FUR VIOLINE UND ORCHESTER (Ludwig Van Beethoven)
04- DIE MOLDAU (Friedrich Smetana)
05- IN MIR KLINGT EIN LIED (Frédéric Chopin)
06- LIEBESTRAUM (Franz Liszt)
07- ANDANTE AUS DER SYMPHONIE NR 5 (Ludwig Van Beethoven)
08- AUF IN DEN KAMPF, TORERO (Georges Bizet)

Lado 2:

01- ELVIRA MADIGAN (Wolfgang Amadeus Mozart)
02- CONCIERTO DE ARANJUEZ (Joaquin Rodrigo)
03- TRAUMEREI (Robert Schumann)
04- FUR ELISE (Ludwig Van Beethoven)
05- TURKISCHER MARSCH (Wolfgang Amadeus Mozart)
06- INTERMEZZO (Pietro Mascagni)
07- GEFANGENENCHOR AUS "NABUCO" (Giuseppe Verdi)
08- BARCAROLE AUS HOFFMANNS ERZAHLUNGEN (Jacques Offenbach)
         
      
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário